Twitter Facebook More

terça-feira, 2 de abril de 2013

O Escapulário

escapulario_jesus_nsra_1200_marrom

O que é?

O Escapulário ou Bentinho do Carmo é um sinal externo de devoção mariana, que consiste na consagração à Santíssima Virgem Maria, por meio da inscrição na Ordem Carmelita, na esperança de sua proteção maternal. O escapulário do Carmo é um sacramental. No dizer do Vaticano II, "um sinal sagrado, segundo o modelo dos sacramentos, por intermédio do qual significam efeitos, sobretudo espirituais, que se obtêm pela intercessão da Igreja". (S.C. 60)

Novo(a) Microsoft Office PowerPoint 2007 Presentation

Origem do Escapulário

No século XI, um grupo de homens dispostos a seguir Jesus Cristo, reuniu-se no Monte Carmelo, em Israel. Ali construíram uma capela em honra de Nossa Senhora. Este local é considerado sagrado, desde tempos imemoriais ( Is 33,9;35,2; Mq 7,14), e se tornou célebre pelas ações do profeta Elias (1 Rs 18). A palavra "Carmelo" quer dizer jardim ou pomar. Nasciam ali os carmelitas, ou a Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.

Tempos depois, os carmelitas mudaram-se para a Europa e passavam por grandes dificuldades. No dia 16 de julho de 1251, quando rezava em seu convento de Cambridge, Inglaterra, São Simão Stock, superior geral da Ordem, pediu a Nossa Senhora, um sinal de sua proteção, que fosse visível a seus inimigos.

Recebeu, então, de Nossa Senhora o escapulário, com a promessa: "Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.

Quem segue Jesus e é devoto de Maria Santíssima, caminha a passos seguros no caminho da salvação. O escapulário é sinal da proteção de Maria.

A festa de Nossa Senhora do Carmo é celebrada todo 16 de julho de cada ano, desde 1332, e foi estendida à Igreja Universal no ano de 1726, pelo papa Bento XIII. O papa João Paulo II, ao declarar que usa o escapulário desde sua juventude, escreve: “O Escapulário é signo de aliança entre Maria e os fiéis. Traduz concretamente a entrega, na cruz, de Maria ao discípulo João”(Jo 19, 25-27).

images

Em verdade, o uso do Escapulário foi recomendado por inúmeros Papas e santos. Um destes, São Cláudio de La Colombière, afirma: "Não basta dizer que o Escapulário é um sinal de salvação. Eu sustento que não há outro que faça tão certa nossa predestinação".
O Papa e Beato João Paulo II usava sempre o Escapulário do Carmo e o testemunhou publicamente: "Também eu levo no meu coração, desde há muito tempo, o Escapulário do Carmo!"

Segundo antiga e piedosa tradição, a Santíssima Virgem apareceu ao Papa João XXII e prometeu livrar do Purgatório, no primeiro sábado após a morte, todos os que usarem devotamente o Escapulário. Este é o chamado privilégio sabatino. Para receber esta graça, é preciso manter a castidade segundo o próprio estado, recitar diariamente o Pequeno Ofício da Imaculada ou uma oração indicada pelo padre na hora da imposição. O privilégio sabatino foi confirmado por vários Papas, como Clemente VII, S. Pio V e Gregório XIII.

0 comentários:

Postar um comentário